O GEMIDO DE PINDORAMA



Meu nome é Juracy
Sou filho forte da floresta
Minha tribo vivia em festa
Quando eu aqui nasci.
Éramos todos felizes:
Baraúna, Jupira, Jacy,
Caminhoá, Pitanga,
Paraguaçu, Imbassaí.
Paz com todos era nosso lema
O meu povo era pacífico
Piragibe, Paranaguá, Jurema
Da união são exemplos específicos.
Comíamos até nos fartar
Capivara, jacaré, mandií,
Cutia, paca, lambari
Maracanã, piranha, gambá!
Siriema, socó, quati,
Saracura, jaó, juriti!
Na roças fazíamos farinha,
Tapioca, broa, tucupi,
Com capricho preparado no tipiti.
Arapuca, arataca, cajá,
Saci, moquém, ariribá,
são palavras do povo meu
Que se incorporaram
Ao falar trazido pelo europeu.
Os brancos vieram
E quase nos destruíram
Sua ambição foi-nos cruel
Maltrataram-nos com desprezo vil...
Mas ainda estamos vivos,
Somos filhos de Deus,
Clamamos por reconhecimento e justiça
Não entregamos os pontos
Estamos na liça
Neste 19 de abril!

by Léo Frederico de Las Vegas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NA MOLDURA DA CAMA…

INFINITIVO

AMOR SINGULAR